Carnaval: Cuidados redobrados com a sua saúde auditiva.

Carnaval, uma festa popular que merece cuidados com a Audição.

Blocos e trios elétricos já começam a arrastar foliões em várias regiões do país.  Beba com sapiência e utilizar camisinha é massivamente explorados por diversos órgãos e instituições em campanha de prevenção nesta época do ano. Mas toda essa animação requer cuidados com a saúde auditiva também.
O batuque das baterias, o volume das caixas de som nas quadras das escolas e salões de clubes, além dos trios elétricos e blocos nas ruas, podem trazer problemas à audição. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a poluição sonora a terceira maior do meio ambiente, perdendo apenas para a poluição da água e do ar. A aparelhagem utilizada atualmente chega a atingir intensidades sonoras absurdas chegando a mais de 120 decibéis e o ouvido humano suporta até 90 decibéis.

A partir daí, já existe a possibilidade de uma pessoa apresentar lesão, muitas vezes irreversível, levando a perda auditiva. O som muito agressivo pode acarretar consequências severas.

Qualquer pessoa que permanecer próximo ao som muito alto pode sofrer danos na audição. No caso das crianças, os cuidados devem ser redobrados. O barulho em excesso gera irritação, choro e elas podem sair daquele ambiente com um forte zumbido no ouvido, sem que os pais percebam. 

Para quem pretende se esbaldar em blocos, bailes e trios elétricos é recomendado uma distância mínima de 10 metros do equipamento de som, além do uso de protetores auriculares, que diminuem o impacto do barulho nos ouvidos.

A exposição prolongada ao som alto, por anos seguidos, pode levar a diversos graus de surdez, de acordo com a sensibilidade de cada pessoa. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia estima que 20 milhões de pessoas sofram algum tipo de perda auditiva. Portanto, é necessário cuidar da audição nessa época do ano. Para um carnaval sem preocupações, proteja seus ouvidos.

 

 

 

Autoria: RP da Audição & Vida

Audição & Vida Aparelhos Auditivos
contato@audicaoevida.com.br
Nenhum comentário

Deixe um comentário