Dicas para cuidados da audição dos Bebês.

Saúde Auditiva dos Bebês

Por volta da trigésima semana gestacional, o bebê tem a cóclea formada (o caracol do ouvido) e é capaz de perceber a voz da própria mamãe, sensação que lhe servirá de aconchego nos primeiros momentos de vida.

Ao nascer, ele tem a capacidade de ouvir todos os sons, mas só responde aos mais fortes, e reage, assustando-se, piscando ou paralisando seus movimentos quando batem a porta ou e diante de falas. Com o tempo ele começa a diferenciar os sons, percebe que além da voz de sua mãe, existem outras vozes e barulhos. Para que isso ocorra, é fundamental que o sistema auditivo esteja íntegro.

A avaliação da audição pode ser realizada precocemente, por meio de um exame específico chamado Triagem Auditiva Neonatal, que é realizado na Maternidade, antes da alta hospitalar e pode evidenciar a presença de alguma alteração auditiva.

Tenho que falar mais baixo quando o bebê chega em casa da maternidade?

Com a chegada do bebê, não é necessário modificar a rotina da casa. É o próprio bebê quem deve se adaptar a essa nova rotina. Os pais servirão como referência para saber se o barulho do ambiente está sendo intenso demais. Se o ruído for incômodo para os pais, também será para o bebê e nada melhor que o bom senso nesses casos.

Dicas para cuidar da audição do bebê

No banho, evite a entrada de água no ouvido do bebê, lavando a região externa da orelha e secando-a com uma toalha. Nas atividades aquáticas, como a natação, a presença do cloro e da água pode causar irritação no ouvido e facilitar a ocorrência de infecções.

É importante posicionar corretamente o bebê no momento da amamentação. Deixe sempre o tronco e a cabeça do bebê elevado, pois a passagem do leite para o ouvido será menor, diminuindo o risco de infecções.

A mulher deve sempre tomar a vacina contra a rubéola, de preferência antes da adolescência, para que durante a gravidez esteja protegida contra a doença. Se a gestante tiver contato com essa doença nos primeiros três meses de gravidez, o bebê pode nascer surdo.

O bebê deve receber todas as vacinas contra as doenças infantis como Sarampo Menigite, Caxumba, para prevenir-se contra possíveis deficiências.

Evitar a introdução de objetos usados para limpar o ouvido, como cotonete, correndo-se o risco de causar lesões no ouvido interno da bebê.

Audição & Vida Aparelhos Auditivos
contato@audicaoevida.com.br
Nenhum comentário

Deixe um comentário